RINOPLASTIA
CIRURGIA DO NARIZ
A Cirurgia Plástica do Nariz — Rinoplastia — é uma operação na qual se melhora a forma do nariz. Há dois tipos de narizes “tortos”: os que resultam de um acidente e os que cresceram “tortos”. Do ponto de vista do Cirurgião Nasal, é preferível a palavra harmonioso (mais torto é igual a menos harmonioso).
A estética de um nariz é indissociável da face onde se encontra, pelo que o objetivo desta cirurgia é conseguir um nariz harmonioso com a restante face. A rinoplastia é um procedimento que exige um paciente bem esclarecido. Trata-se de uma cirurgia com algumas limitações e com propósitos muito bem delineados, pelo que o candidato deverá saber exatamente aquilo que pretende e o que é possível fazer pelo seu nariz. Deverá discutir com o cirurgião todas as possibilidades de melhoria estética nasal através da rinoplastia.
SEPTO-RINOPLASTIA
Também designada por Septo-Rinoplastia, esta é uma cirurgia complexa que só deve ser executada por cirurgiões com conhecimentos avançados e treino apropriado. Trata-se de uma cirurgia extremamente gratificante para o doente e para o cirurgião quando os resultados são os definidos previamente, pelo que deve discutir o seu caso com especialistas.
Agora, é possível esclarecer as suas dúvidas através de uma vídeo consulta, focada em Rinoplastia. Consiga a sua avaliação sem sair de casa.
CORREÇÃO ESTÉTICA DO NARIZ
A RINOPLASTIA É UMA OPERAÇÃO ESTÉTICA OU RECONSTRUTIVA QUE HARMONIZA O NARIZ EM CONJUNTO COM AS RESTANTES PARTES DO ROSTO.
RINOPLASTIA
CIRURGIA DO NARIZ
SEPTO-RINOPLASTIA
Também designada por Septo-Rinoplastia, esta é uma cirurgia complexa que só deve ser executada por cirurgiões com conhecimentos avançados e treino apropriado. Trata-se de uma cirurgia extremamente gratificante para o doente e para o cirurgião quando os resultados são os definidos previamente, pelo que deve discutir o seu caso com especialistas.Agora, é possível esclarecer as suas dúvidas através de uma vídeo consulta, focada em Rinoplastia. Consiga a sua avaliação sem sair de casa.A RINOPLASTIA É UMA OPERAÇÃO ESTÉTICA OU RECONSTRUTIVA QUE HARMONIZA O NARIZ EM CONJUNTO COM AS RESTANTES PARTES DO ROSTO.
COMO SE REALIZA
A RINOPLASTIA?
A Rinoplastia é uma cirurgia complexa que pressupõe conhecimentos de anatomia e fisiologia do nariz assim como um longo percurso de aprendizagem. O nariz é uma pirâmide com uma função de extrema importância. Da sua constituição, fazem parte cartilagens, osso, mucosa, músculos, gordura e pele.
Normalmente, a cirurgia é toda efetuada por dentro do nariz não deixando cicatrizes. No entanto, por vezes, é necessário fazer um pequeno corte na base do nariz (columela) para “abrir” o nariz e facilitar o acesso a todas as estruturas. Esta cicatriz é praticamente impercetível.
REALIZAÇÃO DE RINOPLASTIA
RESULTADOS DA RINOPLASTIA
ANTES E DEPOIS
PÓS-OPERATÓRIO
DA RINOPLASTIA
O pós-operatório da Rinoplastia tem uma dor moderada que é perfeitamente controlada com medicação. Nos dias seguintes à cirurgia, deverá evitar exercício físico e ambientes demasiado quentes. No pós-operatório, o controlo da dor é feito com paracetamol — este período não é doloroso, é mais o incómodo do que a dor.
O paciente poderá respirar pelo nariz desde o fim da cirurgia se cumprir as ordens prescritas. Ainda existem muitos pacientes que sofrem no processo pós-operatório devido a técnicas antigas ainda hoje utilizadas, mas que já não fazem nenhum sentido. Para saber mais sobre o pós-operatório leia as seguintes recomendações:
A evolução normal do pós-operatório depende de 3 factores – cirurgião, paciente e capacidade de cicatrização veja pf os dois esquemas em anexo 1, anexo 2,
CORREÇÃO ESTÉTICA DO NARIZ
CORREÇÃO ESTÉTICA DO NARIZ
DÚVIDAS SOBRE A RINOPLASTIA
RINOPLASTIA
ULTRASSÓNICA
A Rinoplastia ultrassónica é uma técnica de cirurgia francesa que esculpe o nariz com muito mais precisão. O motor da inovação é justamente este: um pequeno motor movido a energia ultrassónica, acoplado a uma ponteira desenhada para esculpir o osso do nariz.
No procedimento tradicional, o médico faz uma incisão no interior das narinas, insere o escopro (uma espécie de cinzel de ponta cortante) e, com um martelo, vai desbastando o osso sem ver, baseando-se no tato e no som dos instrumentos. Nesta cirurgia a maior parte da pele do nariz é afastada e, com o osso exposto, o cirurgião manuseia o aparelho em micro-movimentos rápidos e precisos. A nova rinoplastia de baixa frequência preserva cartilagens, mucosas e vasos sanguíneos, o que resulta na ausência de hematomas evidentes.
RINOPLASTIA DE PRECISÃO
A RINOPLASTIA ULTRASSÓNICA ESCULPE O NARIZ DE FORMA MAIS PRECISA DO QUE A RINOPLASTIA TRADICIONAL.
RINOPLASTIA
ULTRASSÓNICA
A Rinoplastia ultrassónica é uma técnica de cirurgia francesa que esculpe o nariz com muito mais precisão. O motor da inovação é justamente este: um pequeno motor movido a energia ultrassónica, acoplado a uma ponteira desenhada para esculpir o osso do nariz. No procedimento tradicional, o médico faz uma incisão no interior das narinas, insere o escopro (uma espécie de cinzel de ponta cortante) e, com um martelo, vai desbastando o osso sem ver, baseando-se no tato e no som dos instrumentos. Nesta cirurgia a maior parte da pele do nariz é afastada e, com o osso exposto, o cirurgião manuseia o aparelho em micro-movimentos rápidos e precisos. A baixa frequência preserva cartilagens, mucosas e vasos sanguíneos, o que resulta na ausência de hematomas evidentes.
A RINOPLASTIA ULTRASSÓNICA ESCULPE O NARIZ DE FORMA MAIS PRECISA DO QUE UMA RINOPLASTIA TRADICIONAL.
RINOPLASTIA DE REVISÃO
A revisão de Rinoplastia é das revisões mais frequentes em cirurgia. A taxas gerais de revisão rondam os 10 a 20%. Algumas revisōes são simples e efetuam-se com anestesia local. A revisão deverá sempre ser efetuada um ano depois da primeira cirurgia, ou antes, se as condições de cicatrização o permitirem.
As principais razões para revisão são: algum erro de planeamento/execução do cirurgião, uma cicatrização anormal ou descuidos no pós-operatório ou o envelhecimento com “novas” alterações no nariz. Por vezes há múltiplos fatores para se efetuar uma revisão. É fundamental perceber bem o que aconteceu, se as expectativas do paciente são realistas e qual o grau de fibrose (má cicatrização).
TESTEMUNHOS
MARQUE A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO
Quer esclarecer as suas dúvidas em relação à rinoplastia? Ou talvez fazer uma simulação facial de acordo com a área do rosto que pretende harmonizar? Marque já a sua consulta de avaliação num dos nossos consultórios.