Clinica do Nariz e Face

Quais os principais efeitos de uma cirurgia de Mentoplastia?

Todos queremos ter um rosto bonito e isso é muito vezes sinónimo de uma face harmoniosa através de um equilíbrio das diferentes componentes do rosto. Ora, um dos elementos essenciais que define a harmonia do rosto é o queixo. Conheça, por isso, as vantagens de uma cirurgia de mentoplastia.

Se uma pessoa possui um queixo numa posição mais avançada ou retraída, muitas vezes, isso é motivo de constrangimento ou de uma autoestima mais diminuída. Atualmente, existem cirurgias que alteram estas características, de modo a aumentar o bem-estar e auto-estima dos pacientes. A Mentoplastia é a cirurgia que redefine os contornos do queixo, tornando-o mais equilibrado com o resto da face.

Esta cirurgia pode ser realizada isoladamente ou associada a outras cirurgias, tais como a rinoplastia, de modo a criar um equilíbrio na face do paciente. A mentoplastia pretende abarcar a modelagem e correção de um queixo recuado ou avançado. Para muitos, a opção por esta cirurgia é só e apenas por motivos estéticos de modo a harmonizar a aparência facial, no entanto, noutros casos, algumas pessoas que possuam deformações ou alterações anatómicas que afetam as funções do organismo como a fala, a mastigação, ou a respiração, entre outros aspetos, recorrem à mentoplastia com o intuito de melhorar estas particularidades de modo a terem um estilo de vida e de saúde melhorado.

Como é realizada a cirurgia de Mentoplastia e que efeitos se podem esperar?

Antes de realizar uma intervenção de mentoplastia, há algumas avaliações importantes a serem feitas ao paciente, individualmente, de modo a obter os melhores resultados possíveis de acordo com as necessidades existentes. É essencial avaliar a elasticidade da pele, cicatrizes presentes, depressões pré-existentes e a simetria do rosto. De modo a evitar futuros transtornos, também é importante fazer uma avaliação do limite do volume da inclusão da prótese. Com o intuito de assegurar o sucesso da cirurgia, o paciente é submetido a alguns exames complementares, mesmo após as avaliações anteriores.

Esta cirurgia só pode ser realizada em pacientes com idade superior a 17 anos, pois é a partir desta idade que os ossos já estão suficientemente desenvolvidos, de modo a não haver futuros inconvenientes.

Se o paciente pretender simplesmente avançar o queixo de modo a melhorar a sua aparência sem recorrer a cirurgias muito complexas da estrutura óssea, então é colocada uma prótese de silicone específica que não tem como objetivo corrigir aspetos funcionais ou morfológicos, mas apenas o aspeto estético. A mentoplastia de aumento implica o avanço do próprio osso do queixo ou a colocação de um implante. No caso do avanço do osso, a incisão é feita dentro da boca, não deixando cicatrizes exteriores. No caso de uso de implantes, a cirurgia pode ser interna ou externa, dependendo do caso de cada paciente.

Os efeitos da cirurgia são consideráveis imediatamente a seguir à intervenção, no entanto, devido ao inchaço natural que o rosto irá ter durante o primeiro mês, as modificações não são tão visíveis nesse mesmo primeiro mês. O momento em que será possível visualizar totalmente o efeito da cirurgia é 6 meses após a intervenção, pois é quando a área afeta perde totalmente o inchaço ocorrente.

Uma das grandes vantagens da cirurgia de mentoplastia é que caso o paciente não fique satisfeito com o resultado, ou após alguns anos, devido ao envelhecimento natural da pele e mudanças naturais no rosto, ou por qualquer outro motivo optar por remover a prótese de silicone ali implementada poderá fazê-lo através da aplicação de anestesia local.

Pós-cirurgia de mentoplastia

O período de recuperação total da cirurgia de mentoplastia varia entre 6 a 12 meses, onde o paciente retoma a casa ao fim de 1 ou 2 dias após a cirurgia, acompanhado com medicação específica para o alívio das dores. Dependendo de caso para caso, poderá haver a necessidade de utilizar aparelho ortodôntico de modo a realinhar a arcada superior em relação à inferior.

Após a cirurgia, é normal o rosto ficar inchado. O paciente deve realizar drenagens linfáticas de modo a diminuir o inchaço e utilizar compressas de gelo na área em questão.

O pós-operatório de mentoplastia, tendencialmente, não causa problemas aos pacientes. No entanto, há certos cuidados a ter em atenção: é essencial ficar em repouso nas primeiras duas semanas, evitando regressar ao seu trabalho. O aconselhável é que possa trabalhar a partir de casa de modo a evitar esforços; deve utilizar compressas frias na região afetada de modo a diminuir os inchaços aparentes e/ou drenagens linfáticas; é aconselhado que nos primeiros três meses a alimentação do paciente seja à base de líquidos e pastosos; deve evitar a exposição solar, esforços e exercício físico; de maneira a melhorar o processo de mastigação, de diminuir a dor e o inchaço, e também a dor de cabeça causada pela tensão dos músculos, é aconselhado realizar sessões de fisioterapia.

Raramente existem riscos na origem desta cirurgia, no entanto, há alguns que devem ser tidos em conta, pois não são impossíveis de acontecer. Pode ocorrer sangramento na boca e no nariz e ainda perda de sensibilidade no rosto. De modo a evitar infeções ou qualquer outro tipo de advertência, é importante seguir as restrições médicas que o médico especialista prescreveu a fim de evitar qualquer tipo de problema.

É importante que o paciente tenha alguns cuidados individualizados com o propósito de obter uma recuperação mais rápida e eficaz, tais como, evitar ter uma alimentação excessivamente quente e com alimentos duros que exijam muita mastigação e força na área intervida, não praticar exercício físico nos 21 dias após a intervenção cirúrgica, manter a boca higienizada com auxílio de antisséticos orais, sempre acompanhado de prescrições médicas, não mexer na cicatriz existente e dormir de barriga para cima de modo a não apoiar força no queixo.

Na nossa clínica, encontra os melhores profissionais que o ajudarão a alcançar as suas necessidades, sejam elas provenientes de deformações ou de alterações anatómicas, ou simplesmente questões estéticas que não o contentam. Acompanhamos o seu caso cuidadosa e profissionalmente sempre com o seu consentimento de modo a obtermos os melhores resultados a par dos requisitos previamente exigidos. Clique aqui e marque já a sua consulta de avaliação, encontraremos a melhor solução para si.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

MARQUE A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO

Quer esclarecer as suas dúvidas quanto a algum procedimento ou intervenção cirúrgica? Ou talvez fazer uma simulação facial de acordo com a área do rosto que pretende harmonizar? Marque já a sua consulta de avaliação num dos nossos consultórios.