Clinica do Nariz e Face

O pós-operatório de rinoplastia é muito doloroso?

Na hora de tomar a decisão de fazer uma rinoplastia, surgem várias dúvidas relacionadas com o processo da cirurgia, os resultados esperados e, sem sombra de dúvida, sobre o pós-operatório de rinoplastia. É muito doloroso? Que cuidados deve ter? Como trata as dores resultantes da cirurgia? Vamos esclarecer todas essas dúvidas neste artigo!

O nariz é um dos elementos principais do nosso rosto, tendo um papel determinante na harmonização do mesmo. Imperfeições no nariz trazem muitas vezes inseguranças com a auto-estima, levando as pessoas a tomar a decisão de realizar uma intervenção cirúrgica ao nariz. A Rinoplastia, a cirurgia plástica do nariz, opera em várias vertentes, podendo-se diminuir ou aumentar o tamanho, arredondar a ponta, baixando-a ou elevando-a, ou até  aumentar ou diminuir a largura do nariz. São inúmeras as alterações que se podem fazer, essencialmente, porque é necessário que o nariz se adapte às feições do paciente. Mas na hora de decidir, surgem várias dúvidas relacionadas com o período pós-cirúrgico.

A rinoplastia é uma cirurgia dolorosa?

A rinoplastia é uma cirurgia que costuma ter uma duração média de 2h30 de realização. Esta cirurgia é feita no hospital e o paciente é anestesiado e sedado, o que significa que o paciente não sentirá dor. A rinoplastia não é uma cirurgia dolorosa e nem é comum o paciente sentir dores fortes e prolongadas no pós-operatório. Contudo, pacientes mais sensíveis podem sentir desconforto durante a recuperação de uma rinoplastia. De modo a que tenha um pós-operatório o mais confortável possível e que a recuperação seja mais rápida, é importante que nos 3 a 7 dias seguintes siga algumas indicações. Conheçe-as:

Pós-operatório de Rinoplastia: Tala e tampões 

Terminada a cirurgia, o paciente sai do hospital com um tampão no nariz que deverá permanecer no orifício nasal até ao terceiro dia após a operação. O paciente terá também que usar uma tala na região operada por, aproximadamente, 7 dias que posteriormente será substituída por curativos simples. 

Pós-operatório de Rinoplastia: Inchaço e hematomas 

É completamente normal o nariz, tanto externa como internamente, ficar inchado e com manchas roxas, bem como as zonas próximas a este. Estes sintomas podem ser desconfortáveis, mas diminuem ao fim de cerca de 21 dias, contudo haverá um edema residual durante um ano. De modo a melhorar e facilitar a recuperação destes sintomas, é aconselhável o paciente dormir de barriga para cima e com a cabeça elevada e fazer compressas geladas nas zonas inchadas e roxas.

Pós-operatório de Rinoplastia: Cicatrizes

Esta questão irá depender sempre do tipo de nariz que cada paciente tem e que tipo de cirurgia se irá realizar. Frequentemente, a cirurgia ao nariz é feita através das fossas nasais, no entanto, em certos casos, há a necessidade de efetuar uma incisão entre as duas narinas, exteriormente. Certas cicatrizes conseguem ficar escondidas dentro da cavidade nasal, noutros casos podem existir cicatrizes externas pouco aparentes, mas que se poderão tornar impercetíveis ao longo do tempo, tudo depende de paciente para paciente.  

Pós-operatório de Rinoplastia: Cuidados com alimentação

No pós-operatório de rinoplastia não há uma restrição no que toca a tipo de alimentos, no entanto, há alguns cuidados a ter nos primeiros dias. É importante que o paciente faça refeições à base de legumes, carboidratos bons e proteínas magras. Evite os alimentos quentes pelo menos nos primeiros 3 dias. É aconselhável optar por alimentos frios, leves e polposos, de modo a ajudar à recuperação pós-cirúrgica.

Pós-operatório de Rinoplastia: Cuidados na higiene

Deverá ter um cuidado extremo aquando de lavar o seu rosto. Opte por água fria nas primeiras duas semanas, pois a água quente poderá fazer inchar o seu nariz. As narinas devem ser higienizadas com soro fisiológico conforme recomendado pelo cirurgião, num período de poderá compreender entre 15 dias a 1 mês. O banho completo é autorizado desde o segundo dia após a cirurgia, no entanto, não deve ser feito com água muito quente. 

Pós-operatório de Rinoplastia: Sangramento do nariz

Uma das questões que mais preocupa os pacientes depois de realizar uma cirurgia ao nariz é se este costuma sangrar. Sim, haverá um pequeno sangramento nas primeiras 48h, mas que é completamente normal e não deverá ser motivo para preocupação. Deverá trocar as gazes quantas vezes forem necessárias de modo a manter a higiene do seu nariz e após cessação do sangramento, não deverá assoar o nariz num período de, pelo menos, 15 dias de modo a evitar uma hemorragia nasal.

Façamos um balanço do período de tempo que necessita para que tenha uma recuperação quase completa da sua cirurgia de rinoplastia:

Pós-operatório de Rinoplastia: Primeiro dia de pós-operatório 

Quando se realiza uma rinoplastia, o paciente não necessita de ficar internado, mas é importante e indispensável que o paciente fique em repouso total, para que, desta forma, se evite qualquer tipo de esforço que possa surgir em sangramento. O nariz e as zonas ao redor ficarão inchadas e com manchas roxas, mas que não serão motivo de alarme, pois é um processo natural. 

Pós-operatório de Rinoplastia: Segundo dia de pós-operatório

A partir do segundo dia após a rinoplastia, os inchaços e desconfortos começam a diminuir gradualmente. Poderá voltar à sua rotina normal, no entanto, deve evitar o exercício físico ou qualquer outra atividade que requeira esforço físico. Inicialmente, não poderá utilizar óculos ou lentes de contacto. É importante realizar uma higiene cuidada do seu nariz com a utilização de gases e soro. 

Pós-operatório de Rinoplastia: A partir da primeira semana de pós-operatório

Os inchaços, hematomas e desconfortos começam a diminuir, o que levará o médico a retirar a proteção metálica e os pontos feitos na parte superior do nariz. Deve evitar a exposição solar nos primeiros 3 meses. Os resultados pretendidos ainda não são notórios, pois a recuperação total tem um período de 6 meses a 1 ano.

Pós-operatório de Rinoplastia: A partir da segunda semana e pós-operatório

Os hematomas e desconfortos já devem ser mínimos, caso contrário é aconselhável contactar o seu médico. O nariz começa a ganhar a nova forma e nesta fase já pode realizar a higiene do nariz normalmente.

Pós-operatório de Rinoplastia: Um mês depois da cirurgia ao nariz

Nesta fase de recuperação, a inflamação deve desaparecer quase a 80% e já pode utilizar óculos e praticar exercício físico, mas sempre com o cuidado de não ferir o nariz. A ponta do seu nariz poderá estar um pouco dura e sensível, mas é um processo normal e que desaparecerá com o tempo. 

Ficou com alguma dúvida? Precisa de mais algum esclarecimento antes de decidir fazer uma cirurgia de rinoplastia? Entre em contacto connosco e marque uma consulta de avaliação com o médico especialista, de maneira a perceber qual a melhor solução para a sua necessidade.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

MARQUE A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO

Quer esclarecer as suas dúvidas quanto a algum procedimento ou intervenção cirúrgica? Ou talvez fazer uma simulação facial de acordo com a área do rosto que pretende harmonizar? Marque já a sua consulta de avaliação num dos nossos consultórios.